Gentileza ou assedio: conflitos de generos e de raça nas relaçoes de trabalho.
GENTILEZA OU ASSEDIO: CONFLITOS DE GENERO E DE RAÇA NAS RELAÇOES DE TRABaLHO
Rio Branco – Acre
2013
Aurea Da Silva Castro
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Gestão Publica.
Orientador: Regina Malassise
Rio Branco
2013
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4 2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4 2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4 2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5 3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5 3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5 3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6 3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Com o afastamento do chefe do setor por questões médicas, Carla, que já exercia eventualmente a chefia da equipe, tornou-se a substituta do cargo, só não contava com o assédio de Ricardo, funcionário querido por todos. As investidas foram ficando cada vez mais agressivas e Carla não sabia mais como lidar com a situação. Começou a ter problemas com a sua equipe e sofrer difamações por parte de Ricardo. O cenário encontrado pelo chefe ao voltar da licença foi de uma equipe desestabilizada.
O caso trata do tema de assédio moral, agregado à questão racial e de gênero, e suscita discussão sobre como um dirigente deve atuar para evitar a prática dos assédios moral e sexual na equipe que gerencia, bem como para remediar situações já consolidadas. Pode ser aplicado em cursos sobre liderança, gestão de pessoas e ética e serviço público.