Genoma
Conjunto de genes que contêm todas as informações necessárias para a preservação das características de uma espécie animal ou vegetal. Também é conhecido como código genético.
Projeto Genoma Humano:Decifrar o código genético completo do ser humano tornou-se um desafio de cientistas e laboratórios dedicados à descoberta de remédios e tratamentos para a cura de enfermidades.
Em 1990, o Projeto Genoma Humano tornou-se realidade com as verbas destinadas pelo Departamento de Energia e pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos para que o trabalho fosse iniciado por universidades norte-americanas.
Outros países criaram programas de pesquisa próprios que se incorporaram ao projeto internacional, inclusive o Brasil. Foram mobilizados cerca de 5 mil cientistas.
Segundo a previsão inicial, o mapeamento do código genético poderia ser concluído num prazo de 15 anos. Mas o início de uma pesquisa paralela, em 1998, realizada por uma empresa privada, a Celera Genomics, acelerou os trabalhos.
O código genético completo do ser humano foi anunciado em fevereiro de 2001 por cientistas do Projeto Genoma Humano e da Celera Genomics. Os cientistas esperavam encontrar cerca de 100 mil genes, mas descobriram que o código genético humano possui apenas 30 mil genes.
O Projeto confirmou que o DNA do ser humano é composto de 3,2 bilhões de pares de bases – adenina, timina, guanina e citosina –, elementos que, encadeados, compõem o gene e dão forma e sentido à informação que deve ser transmitida ao organismo
Cura de doenças: O Projeto Genoma Humano demonstrou que conhecer o código genético completo representa apenas um primeiro passo para a descoberta de tratamentos de enfermidades graves. Inicialmente, pensava-se que bastaria consertar o gene defeituoso correspondente a alguma doença para obter a cura. Sabe-se agora que a maioria das doenças graves está ligada a uma cadeia