genoma
Blaise Pascal
Introdução
Na disciplina de biologia foi-nos proposta a realização de um trabalho escrito no âmbito da genética. Apresentaram-nos vários temas, mas o que mais nos chamou a atenção foi o “Projecto Genoma”.
O GENOMA
1.1 O que é o genoma?
1.2 O Projecto genoma
1.3 Um pouco de história
1.4 Quais os benefícios do Projecto Genoma?
1.5 Estatísticas
1.6 Problemas éticos
1.1 O que é o genoma?
O genoma é o conjunto de todo DNA contido num organismo.
O DNA é o composto orgânico onde se encontram os genes que contém a informação que permite a formação de proteínas essenciais à vida.
O DNA, (ácido desoxirribonucleico), é constituído por duas cadeias polinucleotídicas que se encontram dispostas em dupla hélice. Cada nucleótido de DNA contem um grupo fosfato (que dá à molécula características ácidas), uma pentose (desoxorribose), e uma base azotada. As 4 bases azotadas que fazem parte do DNA são a Adenina , a Timina, a Citosina e a Guanina (figura 1). Estas bases ligam-se entre si através de ligações de hidrogénio. Uma Timina de uma cadeia vai ligar-se a uma Adenina da cadeia oposta, enquanto que uma Citosina se liga a uma Guanina (complementaridade de bases). As duas cadeias de DNA são também anti-paralelas visto que à extremidade 3’ de uma, corresponde a extremidade 5’ de outra. É a sequência formada pelas bases azotadas que é responsável por todos os processos vitais que ocorrem no organismo.
Esta sequência é também responsável por toda a diversidade e variabilidade de espécies existentes no planeta Terra.
(figura 1)
1.2 O Projecto genoma
No ano 1990 o Departamento Americano responsável pela Energias e Institutos de saúde iniciou um projecto que veio revolucionar por completo a nossa compreensão da vida: o Projecto Genoma.
O projecto original foi