Genoma
___O genoma é todo o DNA (ácido desoxirribonuclêico) que um determinado organismo tem nas suas células. O DNA é uma molécula comprida linear composta por quatro unidades muito parecidas, como uma cadeia formada por quatro tipos semelhantes de elos. As unidades, chamadas desoxirribonucleótidos, são simbolizadas por quatro letras: A, T, C e G e se repetem milhões de vezes formando uma cadeia linear de DNA.
___Para que o DNA esteja completo, duas cadeias lineares se complementam e se entrelaçam para formar uma dupla hélice. Cada unidade de uma das cadeias se une com outra unidade da cadeia enfrentada formando um par, chamado normalmente de par de bases.
___O DNA humano é formado por 3000 milhões de pares de bases. Um gene é uma porção do DNA que contêm a informação para se fabricar uma proteína requerida pelo organismo. A informação contida nos genes, que determinará em grande parte as características de um ser humano, é dada pela ordem em que se encontram as quatro unidades. Os 3000 milhões de pares de bases do DNA humano não formam uma única molécula linear, mas se encontram separadas em 24 diferentes cadeias e condensadas, formando assim os cromossomos.
___Para que os cromossomos sejam identificados e estudados, eles foram numerados de 1 a 22. Os dois restantes são os cromossomos sexuais: X e Y. Nossas células possuem duas cópias de cada tipo de cromossomo, uma cópia herdada da mãe e a outra do pai, totalizando assim 46 cromossomos. As mulheres possuem os 22 pares de cromossomos numerados, mais dois cromossomos X. Os homens possuem os 22 pares de cromossomos numerados, mais um cromossomo X e um cromossomo Y. O genoma, ou conjunto dos genes de um ser, é comparado a um livro, no qual estão escritas todas as instruções que guiam a formação do indivíduo e são transmitidas aos seus descendentes. Esse livro é tão extenso quanto 800 exemplares da Bíblia.
___Ele está dividido em capítulos, os cromossomos. As células humanas contêm 46