Genoma e Genoma Humano com Bioética
O presente trabalho teve como objetivo apresentar o que é o Projeto Genoma Humano e explicar sua relação com a Bioética. Os dados descritos foram obtidos através de pesquisas.
Genoma e Genoma Humano
O genoma é toda informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA ou, em alguns vírus, no RNA.
O genoma humano é a sequência de 23 (vinte e três) pares de cromossomos do núcleo de cada célula humana diplóide. Dos 23 pares, 22 são cromossomos autossômicos (não ligados ao sexo) e um par é determinante do sexo (o cromossomo X nas mulheres e o cromossomo Y nos homens).
Projeto Genoma Humano
As primeiras propostas para se mapear o genoma humano surgiram em 1985, quando um grupo de cientista pretendia detectar mutações no ser humano.
Segundo Jordan (1993) o verdadeiro objetivo inicial do Projeto Genoma Humano desenvolveu-se com interesses distintos, não era o seqüenciamento, muito complexo, caro e trabalhoso, mas um mapeamento detalhado do genoma humano. No decorrer do processo os progressos tecnológicos foram tão grandes que propiciaram o seqüenciamento mesmo antes do prazo previsto.
O presidente do Comitê Operacional para a Ética nas Ciências da Vida (COPÉ-CNRS), Robert Naquet, salienta a importância de observarmos possíveis divergências nos reais interesses desse projeto. Para ele “os que tomam as decisões e os pesquisadores não expressam suficientemente seus objetivos e seus resultados, e a imprensa, freqüentemente retomando e ampliando esse conjunto, substituindo-se assim aos cientistas, perde seu papel de mediadora e sua função pedagógica.”
No ano de 1990 que surgiu o Projeto Genoma Humano, que faz parte de um financiamento público e foi projetado para uma duração de quinze anos, com a finalidade de identificar cada um dos cem mil genes através de um processo chamado mapeamento genético humano. Este mapeamento consiste em registrar cada um dos genes do cromossomo, determinar