Genoma Humano
Marília Félix Rodrigues, representando o Time 8 - 3ºC 2014. marilia.felixr@gmail.com Biologia - Pedro Souza
Resumo
Este artigo foca e descreve o Projeto Genoma Humano, mostrando com base em pesquisas e discussões, questões éticas, religiosas e científicas sobre essa descoberta exposta ao mundo no início do século XXI.
Palavras-chave: Genoma. Descoberta. Sequenciamento Genômico.
Introdução
Este trabalho foi feito por um grupo da terceira série do ano de 2014 (Escola Técnica Estadual Cícero Dias) como base para discussões em sala sobre bioética e ciência moderna, tendo como objetivo o aprendizado multuo entre os educandos e a informalização sobre o tema, criando assim, uma curiosidade maior a respeito do mesmo.
Contextualização histórica
Termo criado em 1920, por Hans Winkler, um professor da Universidade de Hamburgo, o genoma é o código genético contido no DNA que na espécie humana é formado pela sequência de 23 pares de cromossomos. adquiridos hereditariamente onde contém as informações necessárias para o desenvolvimento físico e do organismo de uma pessoa, se decifrado, poderia ajudar a diagnosticar e previnir/curar diversas doenças. Essa ideia surgiu em meados dos anos 80, todavia, em 2000 foram publicados os primeiros resultados, em 2001 foram divulgados resultados quase completos feitos por uma empresa privada norte-americana e por um consórcio público internacional.
Em 1960 foi possível decifrar o genoma de uma bactéria procariótica (E. Coli) contendo aproximadamente 4,5 milhões de pares de bases (E. Coli contém cerca de 4000genes e um gene típico é constituído por 1000 pares de bases) . O genoma humano por sua, é distribuídos em pares cromossomas que contêm genes, codificados pelo ADN (ácido desoxirribonucleico), que se organiza em pares de adenina com timina e citosina com guanina (cada ser humano contém uma sequência diferenciada).
“Com a sequência do ADN pode