Genoma Humano e Utilização de células-tronco
Iremos estudar os mais falados projetos do século passado, Manhattam, Apollo e projeto Genoma. Com investimento altíssimo os dois primeiros serviam principalmente como demonstração de poder. Já o terceiro pode ser uma forma de salvar vidas. Veremos mais detalhes de cada um nas paginas seguintes.
Projeto ManhattamOcorreu durante a Segunda Guerra mundial. Com a produção das primeiras bombas atômicas. Projeto bilionário liderado pelos Estados Unidos com apoio do Reino Unido e Canadá.
A seleção dos locais mais importantes para o Projeto Manhattan dos Estados Unidos e Canadá. Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Manhattan
Dois tipos de bombas foram foram desenvolvidas. Com Uranio-235 e Plutonio. A segunda ficou iviável para produção de bombas que implodiam. Já o primeiro tornou-se viável e foi enriquecido utilizando métodos eletromagnético, térmico e gasoso.
Um artigo de 1945 da revista Life, estimou que antes dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki "provavelmente não mais do que uma dúzia de poucos homens em todo o país sabiam o significado do Projeto Manhattan, e, talvez, apenas uns milhares de outros até mesmo estavam cientes de que o trabalho sobre átomos de estava envolvido. Muitos eram testados e nem sabiam. O Projeto Manhattan operava sob forte esquema de segurança.
O primeiro dispositivo nuclear a ser detonado foi uma bomba de implosão no teste Trinity, realizado no Bombardeio de Alamogordo com artilharia de alcance no Novo México em 16 de julho de 1945. Little Boy e Fat Man do tipo de implosão foram utilizados nos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente. Nos anos pós-guerra, o Projeto Manhattan realizou testes de armas em Atol de Bikini, como parte da Operação Crossroads, desenvolveu novas armas, promoveu o desenvolvimento da rede de laboratórios nacionais, apoiou a pesquisa médica em radiologia e lançou as bases para a marinha nuclear. A marinha manteve o controle sobre as armas atômicas americanas de pesquisa e