Geno Varo, Geno Valgo
FESG – Fundação de Ensino Superior de Goiatuba
GENO VARO,
GENO VALGO,
GENO RECURVADO E GENO FLEXO
Goiatuba, 05 de maio de 2014.
Introdução
Os joelhos apresentam alinhamento no plano frontal que varia do valgo ao varo. O geno valgo é fisiológico dentro de valores em torno de 5 a 7 graus. O valgo, em linguagem leiga, apresenta-se com joelhos juntos e os pés afastados, formando ângulo entre a coxa e a perna de abertura externa, enquanto no varo os joelhos se afastam e os pés se aproximam, formando ângulo de abertura interna.
O joelho possui uma anatomia que permite ao ser humano ter amplitude de movimento. Por meio da atuação de ossos, ligamentos, músculos, meniscos e tendões, que atuam direta e indiretamente, ele também é responsável por nos oferecer equilíbrio, segurança e estabilidade para exercer nossas atividades diárias.
Desenvolvimento
Geno valgo e a deformidade que se caracterizada pelo o fato de ter os joelhos muito juntos, ou para dentro. Consiste em uma angulação medial do joelho e desvio para fora do eixo longitudinal da tíbia e do fêmur.
O geno valgo fisiológico nas crianças normalmente se apresenta entre 2 e 6 anos de idade; podendo as vezes, apresentar dores ao nível dos membros inferiores. O diagnóstico diferencial deve ser feito com raquitismo, tumores, paralisia cerebral, lesões na zona de crescimento, etc.
Nas crianças, o geno valgo, na grande proporção, corrige-se espontaneamente entre 2 e 6 anos. O uso de aparelhos corretores ( Palmilhas, botas e tênis ortopédicos) recomendados por muitos médicos é de indicação discutida por outros.
O aumento do peso corporal é um dos fatores que contribui para o desequilíbrio estático geno valgo. Vale ressaltar que, o excesso de peso corporal é responsável por desequílibrios musculares na articulação do joelho. Pesquisas apontamque, 75% de joelhos valgo na infância são de