genetico
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
BACHARELADO EM AGROINDUSTRIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
Equipe: ERASTO NETO; JOSÉ LUCICLECIO;
JOSÉ WALISSON; DAVID KENNEDY
Melhoramento Genético - Animal
1. INTRODUÇÃO:
A genética é a ciência que estuda o material hereditário e os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações. Os conceitos de melhoramento genético estão diretamente ligados aos conceitos de evolução.
A pecuária assumiu papel fundamental na expansão da fronteira genética no Brasil.
2. MELHORAMENTO GENÉTICO
Melhoramento genético à Evolução;
Lamarck afirmava em suas teorias que as espécies poderiam evoluir. Propôs duas leis que sintetizavam o seu estudo: Lei do uso e desuso, o uso de determinada parte do corpo faz com que estas se desenvolvam e o desuso faz com que se atrofiem; Lei transmissão das características adquiridas, alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas para as futuras gerações.
Charles Darwin foi outro pesquisador que viu a evolução ligada a genética dos animais, ele propôs que as espécies evoluem por seleção natural. Depois, utilizando as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética, os Neodarwinistas expuseram suas idéias.
Seleção natural é o principal fator evolutivo que atua sobre a variabilidade genética da população, e com isso acarreta que as mutações gênicas se relacionam diretamente com o fator variabilidade. Processos migratórios também podem contribuir para variabilidade genética.
GENÉTICA DAS POPULAÇÕES E ORIGEM DAS ESPÉCIES
Mecanismos de especiação à determinam a formação de espécies novas;
Especiação geográfica: apresenta conjunto gênico grande, que vive em determinada área geográfica em um dado momento.
Barreiras ecológicas: impede troca de genes entre indivíduos das populações por elas separadas, condições do ambiente dificilmente são exatamente as mesmas, Populações assim