Genetica
Profª Juliana Lescano
Conceitos Iniciais
Wilhelm L. Johansen (1857-1927) , dinamarquês, em 1909 introduziu os conceitos de genótipo e fenótipo.
O termo genótipo diz respeito à constituição genética do indivíduo, relativa aos tipos de alelos que ele possui. Quando dizemos que uma planta de ervilha é heterozigótica para a cor da semente, estamos nos referindo ao genótipo.
Conceitos Iniciais
O termo fenótipo designa-se as características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais manifestadas por um indivíduo, tais como a cor de uma flor, a cor dos olhos, a cor da pele e a textura do cabelo de uma pessoa, a cor do pelo de uma animal. O fenótipo também engloba características microscópicas e de natureza bioquímica, como o tipo sanguíneo, a sequência de aminoácidos de uma proteína.
Conceitos Iniciais
Fenótipo: genótipo e ambiente em interação
O estudo de inúmeros casos tem mostrado que a ação dos genes é fortemente influenciada pelo ambiente, em outras palavras, o fenótipo resulta da interação entre o genótipo e fatores ambientais diversos.
Exemplo: Duas pessoas têm os mesmos tipos de alelos para pigmentação da pele, mas, se uma delas toma sol com mais frequência que a outra, suas tonalidade de pele – fenótipo – serão diferentes.
Conceitos Iniciais
O fenótipo também se transforma com o passar do tempo, diversas características de uma pessoa, como a cor dos cabelos, a textura da pele, modificam-se com a idade.
Conceitos Iniciais
Locus é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético. A lista organizada de loci conhecidos para um cromossomo é chamada de mapa genético. Mapeamento genético é o processo de determinação do locus para um determinado carácter fenotípico.
Alelo, dois genes determinantes de um caráter.
Alelo dominante do gene, aquele que se manifesta em dose única, uma cópia desse gene determina a característica expressa por ele e é representado pela