genetica
Em resumo nestes experimentos realizados com ervilhas, Mendel pode entender que os determinantes hereditários têm uma natureza discreta chamados de genes , Cada parental tem um par de genes em cada célula que determina o caráter em estudo e que o produto do cruzamento de duas linhagens puras, designado F1, contém um alelo para o fenótipo dominante e um para o recessivo. Um membro de cada par segrega na formação de um gameta, por isso cada gameta tem apenas um dos alelos do par e este processo ocorre na meiose (a transmissão de características acontece de uma geração para outra, através de fatores segregantes).
Mendel produziu e separou flores de acordo com o que ele pretendia estudar como por exemplo a cor delas chegando a conclusão de que por exemplo se duas linhagens puras (homozigóticas) de uma espécie de planta com flores, respectivamente, brancas e vermelhas, forem cruzadas com o objetivo de verificar a relação de dominância entre os alelos que determinam a sua cor e para saber se o alelo responsável pela cor branca é dominante ou recessivo deverá cruzar duas plantas de linhagens uras com flores brancas e vermelhas se no caso ocorrem apenas flores vermelhas o alelo será recessivo.
Existem pares de genes em que um não é capaz de impedir a manifestação do outro dizemos se tratar de um par de genes alelos com ausência de dominância. Ex: Em um cruzamento entre flor rosa x flor rosa e flor rosa x flor branca serão esperadas flores brancas porquê não há dominância, quando cruzamos VV com BB formam-se somente rosas, e rosas com vermelhas formam exclusivamente rosas e vermelhas