SOBRETENSÕES DE ORIGEM ATMOSFÉRICA. PÁRA-RAIOS E SUA LOCALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA.
2782 palavras
12 páginas
INTESP – INSTITUTO TECNOLÓGICO DO SUDOESTE PAULISTA “SYLVESTRE FERRAZ EGREJA” FACULDADE INTESP – ENGENHARIA ELÉTRICAEDNEY AUGUSTO GASPARETO
SOBRETENSÕES DE ORIGEM ATMOSFÉRICA.
PÁRA-RAIOS E SUA LOCALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA.
Ipaussu
Maio - 2013
SOBRETENSÕES DE ORIGEM ATMOSFÉRICA.
PÁRA-RAIOS E SUA LOCALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
Tabela: 1 – Í ndices de Continuidade por Conjunto....................................................19
RESUMO
As descargas atmosféricas podem causar impactos negativos aos sistemas elétricos, interferindo na qualidade de energia, devido as sobretensões originadas quando as mesmas atingem as linhas de transmissão e distribuição danificando equipamentos, como por exemplo um transformador.
Para minimizar esses impactos são instalados alguns equipamentos de proteção contra surtos em pontos estratégicos que fazem escoar para o solo essas sobretensões protegendo os equipamentos principais e o sistema elétrico.
Palavra Chave: Sobretensões, Pára-raios.
SUMÁRIO
1 – Introdução.
As linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica estão muitas vezes localizadas em áreas com elevadas densidades de descargas atmosféricas, estando, portanto sujeitas a desligamentos não programados ocasionados por sobretensões de origem atmosférica.
As descargas atmosféricas são responsáveis pela maior parte das interrupções não programadas das linhas de transmissão e de distribuição, mesmo em regiões com densidade de descargas para terra relativamente moderadas. De maneira geral as descargas atmosféricas são consideradas responsáveis por cerca de 70 % das interrupções em sistemas de transmissão e por aproximadamente 30 % dos desligamentos em redes de distribuição.
Tais números causam um