genetica NIcolau
A pertinência deste tema visa a análise geonológica a hereditariedade ligada ao sexo e trazer a matéria em debate para os estudos e conhecer a herança ligada ao sexo, sendo que existem dois tipos de hereditariedade: específica e individual. Os humanos são a principal base de estudo do nosso tema, onde focaremos as transmissões do alelos dominantes do cromossoma X, onde destacaremos anomalias no caso de progenitores e a transmissão hereditária dos alelos recessivos dos cromossomas em homens e mulheres.
Para a elaboração do presente trabalho o grupo recorreu a um método bibliográfico que depois de lido e analisado foi produzido o mesmo.
2. Conceitos
Hereditariedade é a totalidade das características transmitidas pelos pais á sua descendência.
Hereditariedade específica – conjunto de características comuns aos indivíduos de uma espécie e que os diferencia de todas as outras espécies.
Hereditariedade individual – conjunto Unicode características herdadas por um individuo e que os distingue de todos os outros indivíduos.
Apesar de todos os indivíduos possuírem as características próprias da espécie de que descende cada um é diferente de todos os outros.
Gene dominante – é aquele que produz efeito mesmo que esteja presente em apenas um dos cromossomas do par.
Gene recessivo é aquele que só produz efeito quando esta presente nos dois cromossomas do par.
Genótipo – conjunto de genes que constituem o património hereditário.
Fenótipo – conjunto das características que se manifestam como resultado do genótipo.
3. Hereditariedade Ligada ao sexo
A hereditariedade distingue se em específica e individual, assim na específica os descendentes de determinada espécie herdam as características próprias da espécie dos seus progenitores.
Por exemplo:
Os gatos só podem ser filhos de gatos, facto que lhes assegura a transmissão de um conjunto de características físicas e comportamentais que as diferencia dos pássaros, dos cães