TRABALHO NAS DIFERENTES SOCIEDADES E A EDUCACÃO
De acordo com Saviani (1994) “a educação coincide com as origens do próprio homem [...] as origens da educação se fundem com as origens do próprio homem”. Com base nesta afirmativa nota-se que a educação e o trabalho estão intimamente ligados e esta interdependência se faz vital para humanização do homem. O homem não nasce pronto para realizar as condutas exigidas pela vida em sociedade. Por isso, precisa aprender praticamente tudo que o caracteriza como ser plenamente humano.
A verdadeira conscientização para o valor do trabalho vem do sistema educativo. Uma das finalidades da educação é preparar para a cidadania e para o trabalho, visando à formação de futuros trabalhadores e cidadãos.
Antes de analisar algumas situações e formas de trabalho, é necessário que se responda algumas perguntas: para que existe o trabalho? E quem inventou o trabalho?
Karl Marx considera o trabalho “como uma relação entre o homem e a natureza, sendo que o homem apresenta o papel de potência natural. O homem emprega as forças do que é dotado para amoldar a matéria dando-lhe forma útil a vida. Modificando a natureza exterior altera sua própria natureza” (CASTRO, 2002, p.63). Desse modo, o homem, ao trabalhar, sofre uma transformação no seu modo de pensar, modificando-se. Sendo um importante processo da consciência humana.
Pode-se afirmar o mais genericamente possível, que o trabalho