Genetica Do Cancer Esquema
GENÉTICA DO CÂNCER
Slide 2
Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. O que é o Câncer ?
Slide 4
Câncer Fatores genéticos; Fatores epigenéticos; Fatores ambientais. Erlane Ribeiro - FMJ
Slide 5
COMO SURGE O CÂNCER: As células que constituem os animais são formadas por três partes: a membrana celular; o citoplasma, e o núcleo, que contem os cromossomas que por sua vez são compostos de genes.
Slide 6
Os genes são arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo.
Slide 7
Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes (MUTAÇÃO).
Slide 8
Mutações Oncogênicas: Proto-oncogenes são genes responsáveis pelo controle da divisão celular (mitose), da diferenciação celular e da tradução proteica; O produto proteico expresso por um oncogene é chamado de oncoproteína; Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais.
Slide 9
Mutações Oncogênicas Proto-oncogenes que sofreram mutação A maioria deles atua como mutação dominantes de ganho de função Causa alteração do ciclo celular Não ocorrem na linhagem germinativa Apenas uma cópia do oncogene mutado é necessária para contribuir no sistema de progressão tumoral. Erlane Ribeiro - FMJ
Slide 10
Classes de genes supressores tumorais Funções normais: Complementares a dos proto-oncongenes; Codificam reguladores negativos do ciclo celular; Codificam reguladores positivos de apoptose; Participantes indiretos do câncer, com um papel normal no reparo de DNA danificado ou no controlo da longevidade;
Slide 11
Mutações nos genes supressores tumorais: Mutações recessivas de perda de função. Genes que codificam proteínas que param o ciclo celular ou induzem a apoptose.
Slide 12
Tipos de genes que causam câncer