genetica bacteriana
(...)
RNA e Síntese Proteica
No processo de transcrição, a informação genética do DNA é copiada, ou transcrita, em uma sequência complementar de bases no RNA. A célula então utiliza a informação codificada nesse RNA para sintetizar proteínas específicas, através do processo de tradução.
A transcrição é a síntese de uma fita complementar de RNA a partir de um molde de DNA. Existem três tipos de RNA nas células bacterianas: RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossômico, e RNA de transferência. O RNA ribossômico forma uma parte integral dos ribossomos, a máquina celular para a síntese proteica. O RNA de transferência também está envolvido na síntese proteica, como veremos posteriormente. O RNA mensageiro transporta a informação codificada para produzir proteínas específicas do DNA aos ribossomos, onde as proteínas são sintetizadas.
Durante a transcrição, a fita de mRNA é sintetizada utilizando um gene específico – uma porção do DNA da célula – como um molde. Em outras palavras, a informação genética armazenada na sequência de bases nitrogenadas do DNA é reescrita assim