Genética Bacteriana
Genética bacteriana é o processo de evolução biológica de todo o organismo vivo é produto de alteração em seu material genético. As bactérias possuem material genético, o qual é transmitido aos descendentes no momento da divisão celular. Esse material genético não esta contido dentro de um núcleo, portanto o genoma destes microrganismos está disperso do citoplasma. O material Genético é DNA e RNA (vírus).
1. Constituintes do Genoma Bacteriano
O Nucleóide ou Cromossomo Bacteriano: constituído por uma única molécula de DNA fita dupla, circular não delimitado por membrana nuclear, e é capaz de autoduplicação. Seus genes contêm todas as informações necessárias à sobrevivência da célula. Possuem apenas uma copia de seu cromossomo, sendo portanto haploides.
DNA: o DNA bacteriano é uma macromolécula em forma de dupla fita e circular. Apresenta a propriedade de replicação e transmissão das moléculas hereditárias durante a divisão celular. A replicação é semiconservativa.
O DNA bacteriano se divide em :
Cromossomial: fita dupla circular.
Extra-cromossomial: são os plasmídios, transposons, integrons.
Plasmídeos: As bactérias apresentam pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), que podem variar em tamanho de 1,5 ate 120 kb (menos do que um décimo do tamanho do cromossomo bacteriano). Os dois plasmídeos se replicam independentemente do cromossomo, podendo existir na célula como uma única ou varias copias. Os plasmídeos podem conter genes para toxinas e para proteínas, ou mesmo genes responsáveis pela transferência do seu material genético entre células, mas normalmente não contem genes essenciais para a multiplicação ou replicação celular. Muitos plasmídeos apresentam sequencias moveis de DNA (transposons) que são capazes de se movimentar entre os plasmídeos ou entre os plasmídeos e o cromossomo.
2. Fluxo da informação Genética Bacteriana
Os processos de transcrição e tradução dos procariotos e eucariotos apresentam diferenças