Genetica bacteriana
O genoma bacteriano consiste no conjunto de genes que as bactérias apresentam inseridos em seu cromossomo ou em seus elementos genéticos extracromossômicos. O organismo protótipo, utilizado em todos os estudos de genética microbiana durante os últimos anos, é a bactéria entérica Gram-negativa Escherichia coli.
Um aspecto da genética bacteriana de grande importância clínica é a capacidade que algumas bactérias apresentam de transferir seus genes, especialmente aqueles relacionados à resistência a antimicrobianos, para outras bactérias da mesma espécie e de espécies diferentes. Esta transferência permite o fluxo de genes de resistência à antibióticos de populações bacterianas não patogênicas para populações patogênicas, gerando graves conseqüências para a saúde pública.
Estude esse importante assunto e responda as seguintes questões:
1) Quais são os elementos genéticos que compõem o genoma de uma célula bacteriana. Descreva-os, enumerando três características de cada constituinte genético.
2) Defina Bacteriófago e explique a sua importância na genética bacteriana.
3) Explique como ocorrem as mutações que afetam o DNA bacteriano e exemplifique agentes responsáveis por essas mutações.
4) Quais os mecanismos que podem ser usados por uma célula bacteriana para a troca de material genético. Explique resumidamente cada mecanismo.
5) Descreva os tipos de resistência bacteriana as drogas antimicrobianas, diferenciando a resistência natural da adquirida.
Referências bibliográficas:
1. Jawetz, E.et al. Microbiologia Médica. 21ed. Guanabara Koogan, 2000.
2. Murray, P. R.; Rosenthal, K. S.; Kobayashi, G. S.; Pfaller, M. A. Microbiologia Médica. 4 ed. Guanabara Koogan, 2004.
3. Trabulsi, L. R.; Altertum, F. Microbiologia. 4 ed. Atheneu. 2004.
Professora: Márcia Negreiros