Genes e dna
Cada trecho de DNA, em um cromossomo, que contém ainformação para uma proteína constitui um gene. O DNA, ácido desoxirribonucleico, é formado por dois longos filamentos, enrolados um sobre o outro, formando uma estrutura helicoidal. Por possuir dois filamentos paralelos, a estrutura do DNA também é referida como uma dupla-hélice.
Cada um dos filamentos de DNA é composto por milhares ou milhões de unidades chamadas nucleotídios, encadeados em sequência.Cada nucleotídeo é composto por um grupo fosfato, uma molécula de açúcar desoxirribose e uma base nitrogenada.
As duas cadeias de DNA mantêm-se unidas porligações de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas,as quais são: Adenina = A – Timina = T – Citosina = C – Guanina = G
Essas ligações ocorrem entre pares de bases específicos:
– A adenina liga-se unicamente com a timina (A T).
– A citosina liga-se unicamente com a guanina (C G).
Dessa forma as duas cadeias de DNA são complementares.
As duas cadeias de DNA são complementares:
– A adenina, de uma cadeia, sempre pareia com uma timina da outra cadeia, e vice-versa.
– A citosina, de uma cadeia, sempre pareia com uma guanina da outra cadeia, e viceversa.
Exemplo: ATTGCATGCGCATTACG TAACGTACGCGTAATGC
Duplicação semiconservativa do DNA
As duas cadeias de DNA se separam e cada uma delas orienta a produção de uma cadeia complementar, processo denominado duplicação ou replicação do DNA.
A duplicação do DNA é semiconservativa por que cada molécula recém-formada conserva uma das cadeias da “molécula-mãe”. O processo de duplicação envolve a presença de várias enzimas, cada uma com sua função: – Separação das moléculas de DNA, desenrolamento da dupla-hélice, adição de novos nucleotídios (DNA polimerase, pois forma um polímero).
● DNA PROTEÍNA A molécula de DNA possui em sua sequência de bases nitrogenadas, a codificação de vários genes. Cada gene determina a produção de uma molécula específica de RNA, “transcrevendo para ela seu códigomolecular.