Historia da contabilidade
Conteúdo
INTRODUÇÃO 2
EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 3 Contismo 5 A decadência da Escola Italiana 5 A herança da Escola Italiana 6
Frei Luca pacioli 7
Escola Controlista: 9
Escola Neocontista 10
Escola Aziendalista 11
ESCOLA PATRIMONIALISTA 14
ESCOLA NORTE AMERICANA 16
ESCOLA ALEMÃ 17
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL 18
BIBLIOGRAFIA 20
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer a contabilidade abrangendo desde os primórdios até os tempos contemporâneos.
Ao realizar este trabalho verificamos que vários fatores diferentes influenciaram a Contabilidade através de vários períodos, como por exemplo, a medida que o homem o enriqueça buscava meios de aprimorar o controle e seus bens e onde ela estava sendo, aplicado e forma diferentes foram sendo expostos analisados e melhorados em diferentes nações e economia, mas com a mesma finalidade do pastor de ovelhas que realizou a primeira contagem de seu rebanho contra lar melhor as riquezas adquirida e fazer render mais da melhor maneira possível.
A Contabilidade deve ser um mecanismo para os empresários gerir de melhor forma a sua empresa.
EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A historia da contabilidade e tão antiga quando a própria civilização, durante um longo período, foi tida como a arte de escrituração mercantis.
Nos primeiros tempos da humanidade havia apenas o senso do coletivo em tribos primitivas. Com o rompimento da vida comunitária surgiram o sendo de propriedade e cada pessoa criava sua riqueza individual, a herança recebida dos pais ( pater, patris), denominou – se patrimônio.
A origem da contabilidade está ligada á necessidade de registros do comercio. À medida que o homem enriquecera preocupava como poderia render mais suas posses.
Foi pensando no futuro que o homem realizou os primeiros registros de consumo e de produção. Com o desenvolvimento do papiro e calamo no Egito antigo facilitou os registros. No período antigo, a contabilidade realizada pelo