“OS GENES SÃO FEITOS DE DNA”
Devido à descoberta ao DNA o Projeto Genoma Humano decifrou o "Livro da Vida" - todos os cerca de 30 mil genes que compõem o organismo humano. Isso permitiu que a causa de várias doenças fossem descobertas, assim como tratamentos para elas, corrigindo o gene responsável pelo problema - o que enche os olhos da indústria farmacêutica. Em alguns casos, doenças podem ser até previstas antes de acontecer, auxiliando o tratamento.
A caminhada, desde 1920, até a descoberta da composição dos genes, descrita por Alberts no texto Os genes são feitos de DNA (Fundamentos da Biologia Celular, 3 ed. 2011.) demonstra que essa descoberta foi a porta de entrada para a genética entrar para o mundo de forma globalizada. De descoberta em descoberta, pesquisadores foram publicando internacionalmente os avanços, até a engenharia genética fazer parte do nosso cotidiano.
Cientistas acreditam que um melhor entendimento do DNA também vai ajudar a entender os mistérios da mente humana, fazendo pesquisadores compreenderem por que alguém fica deprimido, desenvolve um comportamento violento ou torna-se esquizofrênico. Explicar até que ponto esses problemas são apenas biológicos, comportamentais ou uma junção dos dois fatores pode melhorar sensivelmente a qualidade de vida humana. Tudo isso graças ao