Generos textuais
A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola, Lenda e outros. O principal objetivo de suas características é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.
Gênero Descritivo
Tem como principais características a ação de descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém minuciosamente, visando sempre os mínimos detalhes, fazendo um retrato distinto e pessoal de alguém ou algo que viu. Para fazer uma boa descrição não é necessário que seja perfeita, pois ela varia de acordo com o grau de percepção de cada um.
Deve-se sempre descrever as cores, a altura, o comprimento, dimensões, características físicas e psicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outros características.
Gênero Dissertativo/Argumentativo
Dissertação é um texto que tem como principais características a defesa de ideias e de um ponto de vista do escritor. Para ter um bom texto dissertativo é necessário manter as mesmas características com três partes, sendo a primeira a introdução em que se apresenta a ideia ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente, depois verificamos o desenvolvimento e a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar convencer o leito, por isso deve-se utilizar sempre argumentações sólidas com citação de exemplo e fornecimento de dados.
Independentemente dos tipos de gêneros textuais cada uma possui suas características, e é fundamental sabermos que todos eles são de extrema importância para a comunicação seja ela com quem