Gestão estrategica de projeto
RESUMO - SELEÇÃO DE PROJETOS
A Gestão Estratégica de Projetos, é um conjunto de atividades pré definidas, por um grupo de
Profissionais da empresa para determinar procedimentos a serem seguidos, a fim de eliminar problemas, discrepâncias no bom andamento da empresa resultando em maiores lucros, com o menor custo possível. A mesma empresa pode manter mais de um grupo de profissionais trabalhando em projetos para a melhoria em qualquer setor da empresa, como produção, financeiro, administrativo ou em qualquer outro campo, onde estaria havendo falta de Eficácia, produtividade conforme a visão da Diretoria.
Estas atividades são direcionadas de maneira que, os grupos tenham uma diretriz de trabalho, não chegando a ser uma padronização, mas sim “processos”, e também não necessariamente investimentos de grande monta, mas pequenos projetos, dirigidos a um setor especificamente, podendo ter um ou diversos projetos.
Estes projetos tem vida pré determinada, isto é, Inicio Planejamento, Execução e Conclusão.
Para que estes projetos tragam bons resultados, é preciso atacar os pontos desfavoráveis do setor, onde é notória a necessidade de melhoria, ou que a Diretoria pedir. Há diversas maneiras para direcionar as benfeitorias a fazer, primeiramente levantando dados, pesquisas (Não Achismos) e um ponto importante, é que o Gerente do Projeto não deve ser o gerente do setor, onde está sendo feito o estudo da melhoria. Podemos selecionar os projetos por pesquisa interna, entre os funcionários mesmo, e usado as ferramentas de Qualidade, CEP, “Tempestade de Idéias” até pesquisas com clientes dependendo do trabalho. Após estes levantamentos, as possíveis mudanças ou implementações técnicas dos procedimentos, deve-se manter um controle das atividades implementadas para que o sucesso do Projeto seja eficaz, isto é, para vingar e justificar o custo beneficio do Trabalho da Gestão de Projeto.
Palavras-Chave: PMI, CEP, Ferramenta de