Fatores de fracasso na liderança
Alguns dos erros, freqüentemente, acometidos no planejamento da mudança relacionam-se com a capacidade do líder de influenciar às pessoas , sua competências nas negociações e a sua capacidade pró-ativa em antecipar possíveis ameaças na mudança.
Os problemas não estão na realidade, mas na sua interpretação. As pessoas reagem às percepções da realidade e não à realidade em si. Muitas vezes as situações de mudança são enxergadas como ameaçadoras em detrimento às oportunidades de criar alternativas para a solução de problemas . Neste sentido, um erro comum é perceber a mudança como uma situação inoportuna e reagir na base da conduta racional, desconhecendo as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções.
A Falta de uma liderança focada das necessidades das pessoas é outro dos erros, freqüentemente, acometidos. Não devemos esquecer que a base das reações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir os objetivos traçados, preservando os interesses dos outros. Os líderes devem esclarecer o caminho e estruturar as estratégias de mudança, negociando aquilo que a organização pretende atingir e oferecendo as condições ou meios necessários para alcançar as metas e os objetivos dos colaboradores.
Outro motivo do fracasso das mudanças refere-se à falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras. A gestão da liderança implica em planejar a implementação da mudança e tentar trazer à tona as possíveis situações que possam surgir.
Os erros apontados são alguns dos indicativos, freqüentemente, observados em organizações nas quais a falta de conhecimento do processo de liderança e a incipiente comunicação são pontos fracos que têm minimizados as suas possibilidades de sucesso na implantação da mudança. Uma idéia, uma ação e uma boa orientação faz a diferença entre o êxito na implementação de mudanças ou o fracasso da busca da eficiência