Generos literários
A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa ou verso.Quanto ao conteúdo e estrutura, podemos, inicialmente, enquadrar as obras literárias em três gêneros: o lírico, quando um “eu” nos passa uma emoção, um estado de espírito; o dramático, quando “atores, num espaço especial, apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento”; o épico, quando temos um narrador (este último gênero inclui todas as manifestações narrativas, desde o poema épico até o romance, a novela e o conto).Entretanto, por nos parecer mais didática, adotamos uma divisão em quatro gêneros literários, desmembrando do épico o gênero narrativo, enquadrando as narrativas em prosa. Poderíamos ainda reconhecer o gênero didático, despido da ficção, não se identificando com a arte literária, ou, como afirma Wolfgang Kayser, “o didático costuma ser delimitado como gênero especial que fica fora da verdadeira literatura”.
Gênero lírico
Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o final da Idade Média, as poesias eram feitas para serem cantadas. Nas obras líricas notamos o predomínio dos sentimentos, da emoção, o que as torna subjetivas. Pertencem a este gênero os poemas em geral, destacando-se:
- Ode e hino: os dois nomes vêm da Grécia e significam “canto”. Ode é a poesia entusiástica, de exaltação. Hino é a poesia destinada a glorificar a pátria ou dar louvores às divindades.
- Elegia: é a poesia lírica em tom triste. Fala de acontecimentos tristes ou da morte de alguém. O “Cântico do calvário”, de Fagundes Varela, sem dúvida é a mais famosa elegia da literatura brasileira, inspirada na morte prematura de seu filho.§Idílio e écloga: são poesias pastoris, bucólicas. A écloga difere do idílio por apresentar diálogo.
- Epitalâmio: poesia feita em homenagem às núpcias de alguém.
- Sátira: poesia que se propõe corrigir os defeitos humanos, mostrando o