pré-sal
Segundo nosso diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa, o valor de captação para os próximos anos será anunciado na divulgação do novo Plano de Negócios e Gestão, para o período 2014-18. “Nossa estratégia é fazer uma grande operação por ano em cada mercado (americano e europeu). Então, há previsão de uma captação em dólar ainda esse ano”, ele afirma.
Na entrevista abaixo, Barbassa ressalta que a operação de janeiro foi a maior emissão de uma empresa operacional oriunda de um mercado emergente realizada na Europa, em toda a história: “Este resultado mostra que o investidor de renda fixa confia nos projetos da Petrobras, pois entende que estamos captando para aumentar a capacidade produtiva da Companhia”. Confira a entrevista:
Fatos e Dados: Como surge a decisão do momento em que deve ser feita uma emissão? Por que a Petrobras optou por fazer a captação agora? Por que em Euros?
Barbassa: Estamos sempre analisando oportunidades. A opção por acessar o mercado de euros deveu-se ao momento do mercado europeu, que apresentou custos menores que o em dólar. Além disso, geralmente no início do ano os mercados apresentam maior liquidez, o que se confirmou, com a demanda três vezes maior que a captação.
Qual a avaliação que a Petrobras faz a respeito do resultado da oferta? A que o senhor atribui esse resultado?
A captação foi um sucesso. A operação foi