genero textual relato
• Narra um episódio marcante
Apresentando os fatos em ordem
Cronológica.
• Indicação de tempo e lugar
• Descrição dos personagens e
Lugar • Há predomínio do tempo passado
Passado
• Apresenta os elementos Básicos da narrativa: Sequência de atos, Personagens, tempo e espaço. Presença de trechos
Descritivos e, eventualmente de diálogos. A linguagem empregada compatível com os Interlocutores, sendo Normalmente culta. Verbos no Pretérito Perfeito porque você vai relatar o que Já aconteceu.
• Verbos e pronomes em 3 Pessoa• Se for Relato Pessoal, Empregar os verbos . Ao narrar um acontecimento, produz-se inevitavelmente um relato, seja escrito ou oral. Sua principal função é tornar conhecida uma ação ou sequência de ações já ocorridas, sendo, portanto, no campo da escrita, um texto primordialmente narrativo. Quando se conta como foi um acidente, de que forma um jogador fez um gol ou como um crime ocorreu, por exemplo, estão sendo produzidos relatos.
Esse tipo de texto costumeiramente insere-se em outros. Notícias, notas informativas, biografias, diários, blogues, relatórios e textos que tratam sobre a História são essencialmente constituídos de relatos. Até os Boletins de Ocorrência o são. Sem eles, as reportagens não poderiam ser escritas, e muitas entrevistas não teriam um bom motivo para ser realizadas. As maiores partes das cartas pessoais praticamente não existiriam. Logo, conclui-se que, embora sejam de simples estrutura, os relatos são talvez o tipo de texto mais comum no cotidiano. Eles não pressupõem histórias com conflito, tampouco com contextualizações e descrições muito elaboradas, basta que sejam narradas as ações de uma ou mais personagens, reais ou não. Algumas vezes a Narração é confundida com Relato, pois em grande parte ela é formada por relatos, contudo na Narração espera-se algo mais: desenvolvimento de um conflito, clímax e desfecho.
O Relato possui um título simples,