psicogênese da língua escrita e as fases de desenvolvimento da escrita
Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada a psicogênese da língua escrita e irá mostrar um pouco o que a Emília Ferreiro diz sobre o assunto. Detalha as fases do desenvolvimento, explica o quanto é importante identificá-las para uma melhor formação, além de algumas possíveis atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula para auxiliar nesses níveis de desenvolvimento. A psicogênese da língua escrita é uma maneira de ajudar a criança em seu desenvolvimento fazendo com que a escrita seja algo natural na sua vida e mostrar que o seu conhecimento de mundo pode ajudar muito. No entanto deixar a criança entender a importância de ler e escrever assim podendo desenvolver as suas capacidades. A pesquisa também mostra sobre sondagem, do que se trata e de como é realizada. Há pontos na qual auxilia o professor a identificar em que nível o aluno está e mostra que a sondagem é uma ajuda em sala de aula o que torna as aulas mais qualitativa.
1. APRESENTAÇÃO DO LIVRO
A cartilha Caminho Suave foi idealizada e criada pela educadora Branca Alves de Lima em 1948, com o propósito de facilitar a alfabetização das crianças e dos adultos. A cartilha usa o método de associar às imagens e letras, ou seja, ‘’alfabetização pela imagem’’. O material usa o método sintético ou fonético, na qual dá ênfase na análise auditiva para que os sons sejam separados grafema e fonema (letra - som).
A criança aprende cada letra isoladamente, depois liga as consoantes às vogais formando as sílabas, depois junta as sílabas para formar as palavras até formar o texto. A cartilha prioriza a memorização das letras e sílabas com base em desenhos, associando a primeira letra ou sílaba aos respectivos desenhos.
2. ANÁLISE DO CONTEÚDO COM RELAÇÃO À LINGUAGEM EMPREGADA
O livro analisado emprega uma linguagem simples e suave para a criança, porém não há