genero sexualidade e relações de poder
CAMPUS CATALÃO
CURSO GEOGRAFIA
GÊNERO E PRATICAM EDUCACIONAIS
MURILO ALEX ROSA
PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER.
CATALÃO (GO)
2013
A partir das leituras, discussões e reflexões em sala de aula pude perceber que as relações de gênero têm uma classificação construída socialmente onde serve para exacerbar a separação entre indivíduos de sexo diferentes, e essa separação tem como objetivo de manter as leis do patriarcado, sempre colocando as mulheres submissas e excluindo, segregando tudo aquilo que foge das leis da heteronormatividade, sendo estas que prevalece e domina essa sociedade, deixando mais perversa e desigual.
Os movimentos sociais que lutam por esta causa vêm a cada dia se fortalecendo e se colocando de frente contra esse preconceito imposto nessa sociedade atual.
No decorrer da disciplina de forma sucinta venho relacionando meu cotidiano com os materiais trabalhados, pois sou homossexual e seria uma falácia em dizer que nunca passei por situações onde se envolve discriminação e preconceito, recordo - me que alguns meses atrás passava por uma rua da cidade onde havia um grupo de adolescentes quando derrepente escuto piadinhas e gargalhadas onde estavam se referindo a mim por ser HOMOSSEXUAL, parei, pensei e olhei, virei a eles e disse: “Olha sou homossexual sim e não deixo isso oculto, e além do mais nos encontramos em momento onde estes atos de preconceitos já não devem existir, Tudo bem! Obrigado a gostarem de mim por ser diferente homossexual vocês não são, mais a me respeitar como ser humano sim!”. - E nesse sentido percebi que ali entre eles existia uma pessoa que também se relacionava com pessoas do mesmo sexo, e por estar rodeado de héteros praticava ações discriminatórias como os mesmos, daí entra aquela questão dos grupos onde tem por essência a segregar, excluir e menosprezar. E logo me veio à mente alguns argumentos de Judith Butler onde em uma de suas obras fala