Gen Tica Do Comportamento
Conceitos
Psicologia é a disciplina acadêmica e aplicada que envolve o estudo científico do comportamento e das funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o beneficio geral da sociedade.
Genética (do grego geno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
Comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico, em fase às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional, comportamento animal, comportamento atmosférico, etc.
Genética do comportamento
Genética do comportamento é a aplicação da genética ao estudo do comportamento. A área de abrangência dessa "inter-disciplina" corresponde ao estudo dos fatores ou determinantes genéticos no comportamento humano e animal. Assim com à psicologia, na concepção de Ebbinghaus (1908), a genética do comportamento possui um longo passado e uma curta história. Sua origem nos remete à domesticação dos animais e à zootecnia das origens de nossa civilização na antiguidade oriental (o mundo dos egípcios, hebreus, gregos etc.)
Genética do comportamento apesar de ser aparentemente um tema relativamente novo e ainda pouco compreendido está atrelado às origens das disciplinas genéticae psicologia. No primeiro caso enquanto desdobramento da teoria da evolução proposta por Charles Darwin (1809 - 1882) que inclusive propôs uma análise da descendência do homem onde aborda temas associados ao comportamento. Relacionando-se com a psicologia ainda são válidos, no âmbito da estatística os estudos de Francis Galton (1822 — 1911) e lamentável a