ATPS contabilidade
O conteúdo deste trabalho tem a finalidade de fornecer informações necessárias para a compreensão da Teoria Contábil, auxiliando no conhecimento das funções contábeis, com informações de bens, direitos e obrigações para as entidades.
Neste trabalho iremos citar informações referente a evolução histórica da Contabilidade, os princípios fundamentais, seus objetivos, qual é a forma da utilização da Informação Contábil e Introdução aos Relatórios Contábeis.
Demonstraremos a definição de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos, Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e as Normas do Conselho de Contabilidade sobre Escrituração Contábil, Sociedades e Considerações sobre as mudanças nas Demonstrações Financeiras - Lei 11.638/07.
Capítulo 1 – A evolução histórica da Contabilidade
A contabilidade passou por um avanço significativamente lento, até que surgisse as primeiras moedas, que foram inicialmente usadas pelos egípcios como forma de pagamentos de impostos, cunhada em ouro e prata e assim permaneceu por muito tempo, a partir de então vista como única recompensa, na pratica da compra.
Muito antes do aparecimento da moeda já se pensava em contabilidade. Pode- se dizer que a história da contabilidade acompanha desde o inicio a evolução do homem ou ainda que ela é tão antiga quanta a própria civilização.
Os primeiros indícios da contabilidade ainda são incertos, alguns historiadores apontam o surgimento em 4000 A.C., enquanto outros dizem ter sido no ano de 6000 a.C.
É importante lembrar que não existia na antiguidade números, escrita, ou dinheiro, mas o homem via a necessidade de controlar a sua riqueza, e o seu patrimônio e eles sempre encontravam uma forma de se chegar a um resultado esperado, através de diversas formas.
E foi com esse instinto que os primórdios iniciaram os primeiros cálculos contábeis ainda que feitos com base na