Artigo
Queila Penha da Silva
RESUMO
O presente trabalho aborda a dificuldade da inclusão de alunos surdos nas escolas de educação regular do Brasil. Desmembrando assim muitos fatores essenciais para que isso ocorra, o qual envolve etapas primordiais, para que o processo se dê por completo e com total êxito. Este processo é complexo e deve ser contínuo, abrangendo etapas que vão desde a integração, passando pela socialização até chegar na inclusão e exige total comprometimento, preparação e capacitação de todas as partes envolvidas.
Palavras – chave: inclusão escolar, socialização, integração, escola regular, aluno surdo.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz uma abordagem da dificuldade da inclusão de alunos nas escolas de educação regular do Brasil, focando os surdos. A análise é realizada através de um levantamento histórico da inclusão do surdo na educação no Brasil, promovendo uma reflexão sobre o fato e uma reformulação educativa, através da inclusão e socialização.
O presente trabalho tem como objetivo expor um grande problema/dilema que assola o país, a surdez na escola, que é um assunto muito complexo e que envolve diversos setores.
O assunto em questão deve ser pensado e repensado como um todo, partindo da realidade que existe no país no dia de hoje.
Para analisar e apresentar fatores relevantes dentro desta questão é necessário apresentar primeiro a surdez, para posteriormente analisar a socialização e a inclusão dos surdos em escolas de Ensino Regular, partindo do princípio que este aluno já possui sua língua natural, ou seja, a língua de sinais.
A inclusão propriamente dita, é uma inclusão muito ampla e que requer uma ruptura de um conceito já existente, para a criação de novos paradigmas principalmente no que diz respeito à aprendizagem, a transmissão de conhecimentos e de valores.
Deve-se levar em conta que cada pessoa é única e traz consigo experiências, conhecimentos, toda uma