Gel cmc
Técnico em química – Cosmética
3º módulo – Turma 33KA
Creme Hidratante
Nomes:
Andre Sousa
Daisy Gomes
Daniel Pereira
Erick Menezes
Weslei José
Prof. Oscar
Data: 20/09/2012
Introdução
Cremes hidratante são formulações semi-sólidas, viscosas e monofásicas, possuindo combinações de água, óleos e gorduras destinadas a ajudar a hidratar a pele e restaurar a oleosidade perdida devido ao ressecamento da pele.É o principal agente dos cremes hidratantes.
Atuam na epiderme através da sua hidrofobicidade, impedindo a desidratação da pele. O termo deriva da sua ação de manter os tecidos mais macios ou moles.
Quando usados corretamente, são parte essencial do controle da dermatite (infeção da pele) e das providências de que a pele precisa para melhorar. Estão disponíveis sob a forma de unguentos, loções e substitutos do sabonete, bem como de óleos para o banho, lubrificante como a vaselina, cremes para as mãos e pés.
Os emolientes podem ser utilizados para finalidades simples, como por exemplo hidratar pés ressecados, até tratamentos mais sérios como por exemplo tratamentos de psoríase.
Creme hidratante ( Propriedades e Obtenção)
CREME HIDRATANTE ANIÔNICO
É uma composição de álcoois graxos superiores e alquil sulfato, compatível com todos ativos que toleram carácter aniônicos. Emulsiona todos os componentes e emolientes normalmente usados em formulações cosméticas e farmacêuticas. Ação hidratante com sensorial agradável mesmo com adição de ativos a formulação final.
Composição: álcool cetearílico, lauril sulfato de sódio, óleo mineral, miristato de isopropila, BHT, propilenoglicol, álcool cetilico, metilparabeno, propilparabeno, imidazolidiniluréia e água deionizada.
CREME HIDRATANTE NÃO-IÔNICO
Uma base pronta, composta de álcoois graxos, emulsionantes não-iônicos e emoliente,