gdfg
Instrumento de pesquisa quantitativa
É o elemento utilizado para obter as informações do público-alvo de maneira padronizada e uniforme. Os instrumentos de pesquisa podem ser:
Formulário – Conjunto de perguntas preparadas para serem respondidas e preenchidas pelo próprio entrevistado sem nenhuma interferência ou estímulo de um entrevistador. Podem ser eletrônicos (central location, palm/laptop ou internet) ou papel e caneta.
Roteiro Telefônico – Conjunto de perguntas preparadas para serem feitas via telefone. Também podem ser eletrônicos ou papel e caneta.
Questionário - Conjunto de perguntas preparadas para serem respondidas pelo entrevistado com o auxílio de um entrevistador que pode interferir ou estimular. Podem ser eletrônicos (central location, palm/laptop ou internet) ou papel e caneta.
O intrumento de pesquisa eficiente deve ser claro, conciso e objetivo. Como qualquer documento, um instrumento deve ter começo, meio e fim. O ideal é que o documento conte uma história e estruturalmente se assemelhe a um funil, ou seja, deve iniciar com perguntas mais abrangentes e terminar com perguntas mais específicas e pessoais.
A pergunta
É o elemento que vai propiciar a elucidação das questões levantadas no objetivo da pesquisa.
As perguntas dividem-se em: aberta, semi-aberta, fechada; estimulada, espontânea; única, múltipla; dicotômica, escalar, numérica.
Pergunta aberta:
Pergunta não pré-codificadada, ou seja, uma pergunta sem nenhum código estabelecido previamente.
Ex. Quais são os três principais problemas que a sua cidade enfrenta na sua opinião?
Pergunta semi-aberta:
Pergunta com alguns códigos pré-estabelecidos.
Ex. Quais são os três principais problemas que a sua cidade enfrenta na sua opinião?
(1) segurança (2) infra-estrutura (3) saúde (4) educação (5) emprego (6) outros ____________________
Pergunta fechada:
Pergunta com todos os códigos pré-estabelecidos, não permitindo