gdfg
Calculando a densidade do alumínio
Resumo:
Em um experimento com grande quantidade de informação é necessário o uso de gráficos; a escolha do gráfico adequado é fundamental para a análise. Assim, a relação entre quaisquer grandezas envolvidas pode ser facilmente detectada.
Introdução:
Com a finalidade de obter formas mais simplificadas para representar expressões estatísticas, criaram-se os gráficos para representar de uma forma geométrica, visual, tais situações matemáticas.
Para se criar um gráfico, além de conhecer o tipo de informação que se deseja transmitir, é preciso saber as normas básicas para sua confecção e utilização.
A seleção do melhor tipo de papel, a escolha e identificação dos eixos coordenados que serão marcados pelas variáveis dependentes e independentes, a determinação das escalas que devem ser escolhidas para facilitar a marcação dos pontos e fazer melhor aproveitamento do maior espaço ocupado no papel, a marcação de maneira correta dos pontos experimentais no gráfico e a forma certa de se traçar a curva são as técnicas fundamentais para que se possa obter, de maneira essencial, todas as informações possíveis a partir de um gráfico.
Estas informações são obtidas das curvas geradas pelos pontos marcados no gráfico que podem ser dos mais diversos tipos, porém sabe-se que a curva em que é muito mais fácil de extrair informações a partir de um gráfico é a reta. Então, para facilitar as operações envolvendo gráficos, criaram-se técnicas em que torna possível a linearização da curva: mudança de escala (log-log) ou aplicação da base logarítmica nas equações envolvidas, onde um novo gráfico representado por uma reta é formado.
Objetivo:
Este experimento é na verdade um exercício conduzido a fim de se apresentarem técnicas de análise gráfica de dados, muito importantes quando se deseja verificar alguma relação matemática (qualitativa ou quantitativa) entre as grandezas representadas nos eixos de um gráfico. Além disso,