gd controle de qualidade
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE FARMÁCIA
GD DE CONTROLE DE QUALIDADE
FARLEN PINA BARBOSA
MOIZES GOMES MENESES
GOVERNADOR VALADARES
2014
GD I – Controle de Qualidade
1) Para que serve um laboratório de Controle de Qualidade?
Com o aumento do numero de farmácias, foi necessário uma forma de controle das matérias-primas e a identificação delas, qualificação dos fornecedores, controle e monitoramento de todos o processos desde a chegada da matéria-prima ate o produto acabado e controle dos materiais de embalagens, tendo o laboratório de controle de qualidade a função de verificar a conformidade do produto e realizar as analises físico-químicas e microbiológicas.
2) Quais os motivos que levaram ao surgimento do Controle de qualidade?
Devido ao crescimento das farmácias magistrais, houve também um aumento da exigência do consumidor pela qualidade e a necessidade de haver um controle, uma forma de garantir a qualidade do produto em todas as etapas, desde sua produção ate o produto por fim, acabado, alem de criar diretrizes e procedimentos para orientar, regularizar e supervisionar a produção.
3) A evolução da qualidade que se evidenciou no séc.XX ocorreu devido a fatores importantes. Pesquise e fale sobre isso.
A qualidade desses medicamentos dependia da qualidade das matérias-primas, exatidão das passagens, conhecimento, experiência e habilidade do farmacêutico.
4) Para as farmácias, três Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) foram cruciais na área de Controle de Qualidade. Quais Foram elas e em que ano foram publicadas?
RDC 33/2000- Registro técnico, Boas Praticas de Manipulação de MM em FAR.
RDC 214/2006
RDC 67/2007: Revoga as três anteriores
5 )Defina:
a) Desvio de qualidade
É quando os parâmetros de qualidade de um produto/processo que são previamente estabelecidos não são atingidos, havendo um desvio