Norma GD&T
ENSINO TÉCNICO
TOLERÂNCIA DE FORMA E POSIÇÃO (GD&T) RESUMO
Aluno: Anderson dos Santos
Professor: Charles Schluter
Metrologia II – FM321
Joinville
2014
NORMA GD&T
Introdução
O sistema cartesiano praticado pelas empresas nacionais está obsoleto porque aumenta o custo dos produtos. Para que os produtos industriais sejam competitivos é necessário que os engenheiros utilizem as modernas ferramentas de projetos. A norma QS-9000 contem a relação destas ferramentas. A norma QS-9000 A publicação da norma QS-9000 foi uma iniciativa da General Motors, Ford e Chrysler com o objetivo de fabricar produtos competitivos. Seus conceitos são absolutamente gerais e podem ser utilizados pelos demais segmentos industriais, principalmente as ferramentas de engenharia, dentre as quais se encontra o GD&T
Norma GD&T (Geometric Dimensioning and Tolerancing)
O GD&T é uma ferramenta de cotação que substituiu o sistema cartesiano. Ele trabalha em parceria com a simulação Monte Carlo. O GD&T define as tolerâncias dimensionais e geométricas dos componentes e a simulação Monte Carlo as ajusta segundo o critério de qualidade QS-9000.
Critério de Qualidade da QS-9000
O critério de qualidade adotado pela norma QS-9000 é o controle dos processos. Não basta estabelecer isoladamente as tolerâncias dimensionais e geométricas dos componentes, porque esta característica é uma cota resultante, que depende das tolerâncias dos demais componentes e do processo de montagem. Segundo a norma acima citada, é necessário ajustá-las de tal modo que se obtenha um índice de capabilidade Cp>1,67.
TOLERÂNCIA DE FORMA E POSIÇÃO
De acordo com as normas técnicas sobre tolerância geométrica, as características toleradas podem ser relacionadas à: forma, posição, orientação e batimento.
A tolerância de forma é a variação permitida em relação a uma forma perfeita definida no projeto. Esta variação pode