Fluxo de Calor - Relatorio
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Na Física o calor específico é uma propriedade da matéria, onde ele é medido pela quantidade de calor necessária para aquecer 1g de material em 1º C.
Por definição, adotamos 1 cal/gºC para água pura. Porém, como em moléculas diferentes há átomos diferentes e intensidades diferentes de forças, há também quantidades diferentes de energia envolvidas no aquecimento dos materiais. Com isso, o calor específico é diferente para cada material em estados físicos diferentes.
Para se descobrir o calor específico de um determinado material utiliza-se uma quantidade de água e insere-os, água e material, em um calorímetro. Pelo princípio fundamental da calorimetria a quantidade de calor cedido e do calor absorvido é igual a zero:
Onde, Qbloco, é a quantidade de calor do material que se quer descobrir o calor específico. Abrindo as expressões utilizando as seguintes fómulas:
Temos:
Resolvendo esta expressão para cb, vem:
Onde, c, cb, C, são respectivamente, calor específico da água, calor específico do bloco, C capacidade térmica do calorímetro. Inicialmente, a água colocada no calorímetro é aquecida de uma temperatura inicial, θi, a uma temperatura final, θf’. A seguir coloca-se o material no calorímetro, espera-se o sistema atingir o equilíbrio térmico, e mede-se a temperatura final, θf. A expressão a seguir é a variação da