Turismo Sustentavel na Amazonia
O turismo ganha cada vez mais espaço como atividade econômica. Uma opção a mais para os aventureiros de plantão, e um meio que pode garantir a sobrevivência de muita gente que vive na floresta.
Muitos já estão de olho nas trilhas e corredeiras naturais da floresta para fazer do turismo uma alternativa econômica viável e sustentável, onde a selva é a atração publica.
Personagens regionais que sobrevivem desse tipo de atividade entram em cena para mostrar os hotéis simples e acolhedores no meio da mata, e hotéis luxuosos também, que funcionam sem ameaçar o equilíbrio ecológico. Empresários, pesquisadores e investidores aproveitam o potencial local para atrair um público formado, na maioria das vezes, por estrangeiros que estão em busca do chamado ecoturismo.
O ecoturismo é uma grande atração na Amazônia, uma vez que proporciona a oportunidade de os turistas conhecerem sobre o maior bioma do planeta. Seu principal objetivo é apresentar a região para os turistas, de forma que eles passem a entender, respeitar, valorizar e preservar a floresta.
Muitas são as atividades a serem realizadas, como excursões na floresta, arvorismo, pesca, mergulho, windsurf, canoagem, rafting, corrida de aventura, rally, trekking, cavalgadas e passeios de barco pelos rios Negro, Solimões, Amazonas e Tapajós, para citar alguns.
A Amazônia mostra nesse episódio que o turismo é uma das alternativas econômicas mais importantes do mundo: gera emprego, gera negócios, promove o intercâmbio cultural e a troca de ideias que impulsionam a inovação, a produção e a ciência. Mas estudiosos e empresários lembram que não basta apenas abrir os braços e dizer: “sejam bem vindos!”, o turismo requer planejamento, treinamento e estrutura.
2. Zoneamento Ecológico-Sócio-Econômico (ZEE)
O zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado de Rondônia foi aprovado pela Lei Complementar nº 233, de 06 de junho de 2000, constituindo-se no principal instrumento de