10 Liguagens de Programação que você deveria conhecer
10 linguagens de programação que você deveria aprender
O setor de tecnologia tem crescido exponencialmente nos últimos tempos, como qualquer pessoa com acesso à internet está careca de saber. Habilidades relacionadas estão em alta no mercado de trabalho, com destaque para o domínio de linguagens de programação. Por isso, o site Mashable montou uma lista com 10 linguagens que você deveria aprender em 2014.
No topo da lista, encontra-se Java, desenvolvida nos anos 90 pela Sun Microsystems e uma das mais requisitadas pelas empresas, sendo considerada padrão para softwares de empresas, jogos e aplicativos móveis, por exemplo. Além disso, ela funciona através de múltiplas plataformas de software, o que faz com que um programa escrito em Java a partir de um Mac funcione perfeitamente em Windows e vice-versa.
Em seguida, está C, a anciã das linguagens de programação: desenvolvida nos anos 70, a C foi a primeira linguagem e a mais amplamente utilizada, abrindo caminhos para outras como o próprio Java, Python, JavaScript, entre outras. O Mashable recomenda a seus leitores que este seja o primeiro passo na aprendizagem de programação, pois a linguagem C foi o alicerce para as outras, facilitando sua compreensão.
A lista também inclui a sua herdeira, C++, criada para ser uma melhoria da C. Ela está por trás de importantes softwares como Firefox, Adobe e Winamp. A C# (ou C sharp), por sua vez, combina os fundamentos do C e C++ e é usada para desenvolver softwares para plataformas Windows da Microsoft.
A último da “família C”, que ocupa a 5ª posição na lista do Mashable, é a Objective-C, usada nos sistemas operacionais da Apple. Ela é usada tanto para o OSX quanto para o iOS, servindo para a criação de aplicativos para iPhone. O sexto lugar é ocupado pela PHP, projetada para aplicativos e sites dinâmicos. Essa linguagem pode ser embutida em um documento HTML (em vez de em um arquivo externo) e sustenta mais de 200 milhões de websites,