Gattaca
R.: Na sociedade descrita no filme, existe a distinção entre os válidos - aqueles que foram modificados geneticamente para se aproximarem mais do "ser perfeito" - e os inválidos, aqueles que não foram refinados quando ainda eram embriões; os inválidos são considerados seres menores e por isso sem acesso às posições de maior importância, como é o caso de Vincent.
Isto mostra-nos o quão racista, a nível genético, a sociedade se tornou. b) Apresentem aspetos do filme relacionado ao que é chamado "geneísmo".
R.: Geneísmo é racismo genético, há diferenciação entre os válidos e os inválidos, no filme isso é-nos traduzido pela hierarquia social, o acesso a certos locais e serviços, e pelas relações entre eles. c) Identifiquem e apresentem duas situações do filme em que aparece este tipo de preconceito ou segregação.
R.: Quando se candidatam a empregos não interessam as capacidades intelectuais, mas apenas o seu código genético; e d) Discutam as possíveis implicações sociais e éticas vivenciadas pelos personagens e expressas no filme através dos termos: "Ter o currículo nas células", "Fardo da perfeição", "Ser considerado válido ou inválido".
R.:No filme Gattaca, um “inválido” é um ser humano concebido biologicamente e um “válido” é um ser criado geneticamente para que se possa tornar os Homens mais perfeitos, com menos falhas/imperfeições (“Fardo da perfeição”). Na sua restante vida estes seres alterados são os que podem ter as melhores e mais importantes profissões, tal como ser astronauta. E por isso se diz que o currículo já vem nas células, visto que apenas um ser geneticamente modificado pode obter tal profissão.
e) Relacionem o tema eugenia, abordado no filme, com os princípios do Nazismo.
R.:A eugenia é a criaçao de filhos artificiais o que é muito procurado pelos racistas , e