Gastronomia baiana
O tema escolhido tem como proposta mostrar que o turismo e a gastronomia são inseparáveis, não tem como pensar em turismo sem pensar na gastronomia. Considerando a amplitude do nosso país, a culinária brasileira apresenta pratos de todos os gêneros, portanto, falaremos um pouco sobre o estado da Bahia, sendo assim, mostrar que a gastronomia baiana é uma das mais diversificadas e ricas do mundo.
A comida baiana possui um significado simbólico e uma identidade própria. A partir disto, como evidenciar a importância da gastronomia baiana como patrimô-nio cultural para o enriquecimento do turismo na Bahia?
A culinária baiana possui muitas influencias, e uma ampla mistura de culturas afros, portuguesas, indígenas e com a predominância africana. Em qualquer cultura, os alimentos não são apenas consumidos, mas também muito bem pensados e elaborados, ou seja, cada comida possui um significado simbólico e uma identidade própria.
A partir disto, buscar-se-á evidenciar a importância da gastronomia baiana como patrimônio cultural para o enriquecimento do turismo na Bahia.
Tem-se como alvo buscar a essência da gastronomia baiana, como um conjunto de saberes-fazeres que englobam toda uma técnica culinária, ingredientes próprios da localidade e receitas que são passadas de geração para geração, como uma forma de criação de reforço da identidade baiana e se transformando em um atrativo turístico para a região.
Portando este presente trabalho buscará irá analisar a gastronomia baiana como patrimônio cultural, utilizando-a como atratividade turística. Apresentará a história e a evolução da gastronomia mundial, compreenderá a importância da gastronomia para o turismo e sua relação com o patrimônio cu ltural, analisará o turismo na Bahia na atualidade e discutirá a gastronomia baiana como patrimônio cultural, transformando-a em atrativo turístico.
1. GASTRONOMIA
1.2 CONCEITUAÇÕES
O ato de alimentar-se traduz o pertencer, o fazer parte, o reconhecer-se. O