Alta frequencia
Recursos Eletrotérmicos Aplicados à Estética Corporal
Alta Frequência
As correntes alternadas de alta frequência (superior a 100.000 ciclos por segundo) foram produzidas pela primeira vez no século XIX, sendo o médico francês D'Arsonval o primeiro a utilizá-las na Medicina, sendo até hoje empregadas na Estética.
Alta Frequência
Profª. Julice Medeiros Coelho Fisioterapeuta Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento / UFMS Mestre em Saúde e Desenvolvimento / UFMS Esp. em Fisioterapia Dermato-Funcional
É uma descarga elétrica produzida por chaveamento de uma tensão em uma bobina, entre a pele do cliente e eletrodo, ou em contato com o ar. Quando ocorre a descarga elétrica, produz Ozônio (O3 ) que trata-se do oxigênio trivalente.
É uma corrente de elevada tensão e baixa intensidade. O aparelho consiste em um gerador de alta frequência, um portaeletrodos ou bobina e diversos eletrodos de vidro.
Eletrodos de Alta Frequência
As aplicações feitas com o Alta Frequência na Estética são locais, atuando-se com apenas um eletrodo sobre a pessoa a ser tratada. Quando a corrente do Alta Frequência atravessa os eletrodos, estes adquirem uma coloração azulada ou alaranjada dependendo do gás que contém em seu interior. Quando o gás contido no interior do eletrodo de vidro é Neônio a cor adquirida é laranja ou vermelho e quando o gás for Argônio a coloração do eletrodo se torna azul.
A) Bobina; B) Eletrodo Standart; C) Eletrodo Standart Pequeno; D) Pente; E) Fulgurador; F) Forquilha; G) Saturador;
1
15/02/2012
Efeitos fisiológicos do Alta Frequência:
1) Bactericida e Anti-séptico - Tem efeito bactericida e anti-séptico assim como pode atenuar a atividade das toxinas bacterianas. Esta ação se deve principalmente à formação de ozônio observada no eletrodo de vidro. Como este gás é muito instável, reage rapidamente com diferentes compostos provocando uma oxidação que explica suas propriedades germicidas e anti-sépticas.
2) Vasodilatador - Esta