Psicologia, personalidade e linguagem.
Aluno: Paulo Leandro e Marcos H.Aleotti(Fi01N1)
Psicologia, personalidade e linguagem.
Este texto é um resumo dos slides sobre o ser humano apresentados na atividade de aula. Primeiramente tratará do que é personalidade e o que compõe a personalidade, depois abordará a questão da linguagem do ser humano e finalizará com as teorias da psicologia.
É válido dizer que todos os seres humanos possuem personalidade. A palavra personalidade vem do latim per sonare que significa máscara ou "ressoar através de". Num sentido mais amplo, além de constituir temperamento, caráter e traços, essa palavra possui oito aspectos principais que ajudam a compreender as características de um indivíduo( um ser isolado de um meio social). Em primeiro lugar temos o aspectos inconsientes, forças que não estão no consciente imediato, como ações que são impulsionadas por um desejo de sermos como nossos pais. Em segundo lugar vem a força do ego que oferece um sentido de indentidade ou self, pode ser visto quando as pessoas tendem a ter um senso de domínio sobre seus comportamentos. Em terceiro lugar, o homem é um ser biológico com suas naturezas genéticas e únicas e sua evolução datada de geração para geração. Em quarto lugar temos o que Lao Tsé diz em Tao Te King: "...O ambiente molda. As influências aperfeiçoam.", ou seja, o homem é condicionado e moldado pelo ambiente que vive. Em quinto lugar vem a dimensão cognitiva, elas pensam e interpretam ativamente o mundo ao seu redor. Em sexto lugar, o indivíduo é o conjunto de traços, habilidades e predisposições específicos, que são suas capacidades e inclinações. E por último vem a dimensão espiritual, que enobrece e faz o homem refletir sobre sua existência. Por esse ponto de vista, entende-se porque cada indivíduo é único e diferente um dos outros.
Com todas esses aspectos da personalidade e suas diversidades, o homem utiliza de uma ferramenta para lidar com a diferença de