Gastrite
A gastrite crônica é uma inflamação na mucosa do estômago que pode ser causada por diversos fatores etiológicos.
Esta inflamação pode possuir uma evolução sintomática como também assintomática, podendo chegar a casos de sangramentos e úlceras gástricas.
Agentes etiológicos da Gastrite crônica:
A Gastrite crônica pode ser causada por diversos agentes, como:
- Má higienização: a ma higiene das mãos, habitação e dos alimentos pode fazer com que haja contaminação da mucosa gástrica por bactérias como o Helicobacter pylori, considerado grande agente etiológico da gastrite.
- Bactéria Helicobacter pylori: a bactéria, que por sua vez não faz parte da microbiota natural humana, enfraquece/danifica o revestimento do estômago fazendo com que os sucos digestivos irritem as paredes do estômago. Além disso, a H. pylori ainda acaba destruindo muitas células produtoras de suco gástrico e enzimas, o que fará com que os alimentos ingeridos não sejam esterelizados com tanta eficácia em sua digestão.
- Uso crônico de bebidas alcoólicas ou medicamentos: quando ingerimos bebidas alcoólicas, a nossa secreção gástrica acaba sendo estimulada, deixando o ph do estômago ácido. Com isso, vemos que o álcool acaba "irritando" a mucosa gástrica.
Alguns medicamentos, como aspirina e outros anti-inflamatórios não esteróides acabam também sendo irritantes para a mucosa gástrica.
A mucosa, devido ao uso crônico dessas substancias pode com o tempo apresentar lesões que permitam a retrodifusão de íons H+ vindos do sangue, que acabam aumentando ainda mais a acidez do local.
(o álcool chega no sangue através do tubo digestivo. quando possui alimentos no estomago, a irritação acaba sendo menor pois ele mistura-se com o alimento. )
- Uso de cigarros: o ato fumar, além de aumentar a produção de ácido no estômago (causando a irritação da mucosa gástrica), acaba alterando os dentes, a mucosa oral prejudicando a digestão dos alimentos que começa na