Gaston bachelard
Introdução
Gaston Bachelard nasceu em Barsur- Aube (Champagne) em 1884. De origem humilde, Bachelad teve de mostrar um empenho acima do normal tendo sido obrigado a trabalhar para financiar os seus estudos. Assim, apesar de trabalhar mais de 60 horas por semana nos serviços postais, Bachelard forma-se em matemáticas em 1912, tendo neste contexto leccionado Física e Química.
O ambiente histórico em que viveu Bachelard, inicio do Século XX, não pode deixar de trazer á memória as grandes descobertas cientificas que alteraram a forma e o conhecimento que havia do mundo. Neste contexto a revolução científica promovida pela teoria da relatividade foi particularmente importante pois o levaram a colocar em causa aquilo que sabia sobre física levando-o a decidir mudar de rumo e enveredar pelo estudo da Filosofia.
Mais tarde acaba por se doutorar em Letras e, em 1930, torna-se professor de Filosofia primeiro na universidade de Dijon e mais tarde na Sorbone. Nesta altura os seus cursos tornam-se muito disputados pelo seu espírito livre, profundo e original.
Mas a experiência vivida acerca dos seus conhecimentos anteriores sobre Física, e a tomada de consciência de que, o conhecimento cientifico mesmo que tido como certo, não é infalível. Terão tido a maior importância para o desenvolvimento do seu trabalho ao nível da epistemologia.
Nota Prévia: a dimensão deste trabalho, obrigou á escolha de alguns aspectos e conceitos que se consideraram fundamentais á compreensão do pensamento Bachelardiano. Assim, outros aspectos, não necessariamente menos significativos, tiveram de ser sacrificados tendo havido a preocupação de, apesar disto, o presente texto não trair o pensamento daquele que o justifica e a grandeza da sua obra.
Resumo
O presente trabalho foi redigido tendo como objectivo mostrar os principais aspectos e linhas orientadoras do pensamento epistemológico de Gaston Bachelard.
Opondo-se às teorias continuistas vigentes na época, Bachelard