Memoria
Professor: Vanduhy V. Leite Filho.
Memória
É todo meio físico onde pode ser armazenadas informações, Sejam elas permanentes ou não. Em outras palavras são contêineres onde as informações podem permanecer de forma que seja possível sua recuperação Pode mos dizer então que em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente.
Podemos distinguir os vários tipos de memórias em:
Memórias primárias: também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.
Memórias secundárias: memórias que não podem ser endereçadas diretamente, i.e., a informação precisa ser carregada em memória primária antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São, geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.
Memórias voláteis e não voláteis.
Memórias voláteis: Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática.
Memória dinâmica -A memória dinâmica é a mais barata delas e, portanto, a mais utilizada nos computadores e são aquelas que foram popularizadas como memórias RAM. Este atributo vem do nome inglês RandomicAcessMemory (memória de acesso aleatório), que significa que os dados nela armazenados podem ser acessados a partir de qualquer endereço.
Memória estática -A