Gases
Definição:
Gases são substâncias fluídas que estão na maior parte da natureza.
O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%),
Oxigênio (21%) e outros gases (1%).
Principais propriedades:
O gás tem a propriedade de expansão e contração. Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.
Principais Gases tóxicos
-Amônia (NH3)
-Cianeto de Hidrogênio (HCN)
-Dióxido de carbono (CO2)
-Dióxido de enxofre (SO2)
-Gás cloro (Cl2)
-Monóxido de carbono (CO)
-Sulfeto de hidrogênio (H2S)
Amônia (NH3)
É um gás tóxico produzido a partir da decomposição bacteriana de compostos nitrogenados, como proteínas e ácido úrico, existentes nos dejetos das aves. Também é utilizado em processos de absorção em combinação com a água. A amônia e sua derivada uréia, nitrato de amônio e outros são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza.
Cianeto de Hidrogênio (HCN)
Também chamado ácido cianídrico ou ácido prússico, é gás incolor com típico odor amargo, lembrando amêndoas. É um composto extremamente volátil. Puro, pode ser encontrado tanto na forma líquida quanto gasosa, devido ao seu baixo ponto de ebulição e grande volatilidade.
Dióxido de carbono (CO2)
É um dos gases do efeito estufa que menos contribui para o aquecimento global, já que representa apenas 0,03% da atmosfera. O excesso de dióxido de carbono que atualmente é lançado para a atmosfera resulta da queima de combustíveis fósseis, principalmente pelo setor industrial e de transporte.
Dióxido de enxofre (SO2)
É um gás incolor, muito solúvel na água, gás irritante para as mucosas dos olhos e vias respiratórias. Em concentrações elevadas, pode provocar efeitos agudos e crônicos na saúde humana, especialmente em nível de aparelho respiratório e agravar problemas cardiovasculares pela presença simultânea do SO2