Gases dissolvidos na água do mar
A maior parte da superfície terrestre apresenta a molécula de água na forma líquida, definindo uma característica única para a Terra. Apesar desta particularidade, 97% do total da água planeta é marinha, enquanto 2% representa rios, lagos e águas subterrâneas, praticamente 1% é definido pela neve e geleiras permanentes e somente 0,0005% está relacionado ao vapor d’água da atmosfera (WEBER, 1992).
A água do mar contem praticamente todos os elementos da crosta terrestre e da atmosfera na forma dissolvida, sendo constituída por solvente (água) e por soluto. Este material é classificado em: constituintes maiores ou principais (99,7%), gases dissolvidos, nutrientes e elementos traços. Grosseiramente, pode-se dizer que os gases dissolvidos são de 100 a 200 vezes mais abundantes que os nutrientes que, por sua vez, são milhares de vezes mais abundantes que os elementos traços.
Os gases são amplamente utilizados nos ciclos biogeoquímicos marinhos. Como exemplo, o ciclo da matéria orgânica que é altamente controlado pelos processos químicos de fotossíntese e respiração. Durante a fotossíntese, os organismos autotróficos consomem o Dióxido de Carbono (CO2) e liberam O2 que será utilizado na respiração dos seres heterotróficos (LIBES, 2009).
Figura 1: Ciclo biogeoquímico da fotossíntese
Este delicado balanço biogeoquímico marinho - que inclui outros ciclos - mantém a composição da água constante por milhões de anos e a influência antrópica pode ser responsável por alterações, causando diversas consequências, inclusive algumas de potencial irreversível. (WEBER, 1992).
2. GASES DISSOLVIDOS
2.1 Origem
A atmosfera terrestre é constituída por diversos gases que estão retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve o planeta. O advento destes gases no oceano emana principalmente da atmosfera para as camadas superficiais da água (interface ar-mar). E as proporções de concentração em cada meio mantiveram-se iguais, conforme