Garça branca
Matéria: T.C.C. – Trabalho de Conclusão de Curso
Doscente: Maribel Gonzalez
Alunos: Laiane Pereira de Freitas RA: 2008223003 Anna Paula de Souza RA: 2008123059 Anselma Nancy Cajango RA: 2008223025
RESUMO DE OPNIÃO
Rondonópolis, 31 de agosto 2012
Elaborar um resumo do artigo cientifico, “A crise da pesquisa em direito no Brasil: Armadilhas e alternativas ao formalismo jurídico”, autores, Caio Mario da Silva Pereira Neto2; Paulo Todescan Lessa Mattos3.
Trata o presente trabalho em expor sobre “crise do ensino jurídico” no Brasil e em outros países da América Latina.
O foco, não é a crise, nem o diagnóstico, mas a persistência do problema, mesmo diante de algumas iniciativas louváveis.
Visto que em nenhum dos diagnósticos ou soluções apresentados temos uma avaliação clara da atual dissociação entre pesquisa e ensino em direito. E, mais especificamente, a conceituação do que seria “inovação” em matéria de pesquisa jurídica no Brasil, considerando a produção acadêmica hoje existente em nossas escolas de direito.
Cabe lembrar que não seria apenas com inovação em pesquisa que se resolveria o atual problema, um fatos mais importante como a mudança de postura dos professores do direito em face do seu objeto de estudo e com a diversidade de perspectivas sobre esse objeto, será possível imaginar uma reforma consistente do ensino jurídico.
Visto que muitos trabalhos encontram-se neste ciclo vicioso, usando sempre a mesma formas e especificações, sem aprimorar. A pesquisa utilizada para expor o direito realizada no Brasil tem natureza predominantemente descritiva do ordenamento jurídico e dos conceitos dogmáticos nele impostos.
“Mais especificamente, quando analisamos trabalhos acadêmicos produzidos em faculdades de direito no Brasil, percebemos que, em sua maioria, são (i) trabalhos de reconstrução doutrinária sobre conceitos descritivos de normas e